O presidente Evo Morales reuniu-se nesta segunda-feira na cidade de Santa Cruz com uma comissão organizadora do Miss Universo para pedir que a Bolívia seja sede do concurso em 2011, informou a ministra boliviana de Cultura, Zulma Yugar.
[SAIBAMAIS]A reunião foi realizada em um hotel central de Santa Cruz, a 900 km de La Paz, cidade que monopoliza os concursos de beleza e cujas mulheres vencem com frequência competições desse tipo.
A ministra da Cultura, que participou do encontro, considerou possível a Bolívia ser sede do concurso mundial pela primeira vez, porque "acreditamos que é importante, dentro das políticas de difusão mundial de nossos pontos turísticos - muitos deles patrimônios da humanidade reconhecidos pela Unesco".
"Há ainda dois países na briga pela sede, a Croácia e a Austrália", para o próximo ano, já que a edição 2010 será organizada pelo Vietnã.
O presidente Morales, um indígena esquerdista que governará até 2015, declarou semanas atrás seu desejo de que Santa Cruz possa abrigar em algum momento o concurso.
A comissão do Miss Universo, formada pelo encarregado de Negócios, Shawn McClain, e pelo vice-presidente de Finanças, Lawrence Parra, permanecerá na Bolívia por quatro semanas para avaliar a infraestrutura hoteleira e de transportes da cidade mais próspera do país.
A ministra de Cultura disse que "em mais algumas semanas teremos uma resposta" dos organizadores, sobre a possibilidade da Bolívia se candidatar para organizar o concurso de beleza.