Jornal Correio Braziliense

Mundo

FAB enviará 14 toneladas de mantimentos para o Peru e militares para o Haiti amanhã (30)

A Força Aérea Brasileira (FAB) levará 14 toneladas de mantimentos para o Peru neste sábado (30/1). Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, a aeronave Hercules C-130 decolará do Rio de Janeiro às 11h (horário de Brasília), da base do Galeão com ajuda humanitaria para o país.

Chuvas no Peru

Em decorrência da forte chuva que caiu na região desde o último sábado (23/01), foram destruídas estradas, ruas e a única linha férrea que ligava Cuzco a Machu Picchu. As áreas atingidas estão localizadas no Sul do Peru e que causaram o transbordamento dos rios Vilcanota e Blanco.

No total, as autoridades calculam que havia 2.545 turistas na região de Cuzco, dos quais cerca de 270 brasileiros. Desde o fim de semana quando uma forte chuva caiu na área provocando enchentes e alagamentos, as pessoas ficaram isoladas. Não há ainda uma estimativa precisa sobre o número de mortos e desaparecidos. Mas os primeiros dados indicam que há, pelo menos, dez pessoas mortas
Estima-se que a ferrovia, principal forma de acesso à cidade inca, ficará fora de serviço por pelo menos dois meses.

Mais ajuda para o Haiti
A FAB enviará militares do Exército Brasileiro que também embarcarão neste sábado (30/1) para o Haiti. Eles devem sair às 9h da Base Aérea de Brasília com a missão de substituir parte do contingente que ainda está no país caribenho.

*Com informações da Agência Brasil