O presidente da Venezuela Hugo Chávez nomeou nesta quarta-feira (27/01) o ministro Elías Jaua como vice-presidente e o general Carlos Mata como ministro da Defesa, no lugar de Ramón Carrizález que renunciou a ambos os cargos na segunda-feira por motivos "estritamente pessoais".
[SAIBAMAIS]"Aqui está o novo vice-presidente, Elias Jaua. Desejamos a ele muito sucesso", anunciou Chávez em uma ligação telefônica do Palácio de Governo para um programa da rede de televisão oficial venezuelana VTV.
"Escolhi Elías porque ele demonstrou transparência, vocação para o trabalho, humildade e honestidade em todos os cargos que ocupou", acrescentou o presidente, explicando que Jaua seguirá no ministério de Agricultura e Terra.
"Obrigado por este novo espaço de combate", agradeceu Jaua.
Para a Defesa, no entanto, Chávez escolheu o general Carlos Mata, "um oficial de grande trajetória profissional", disse o presidente.
O novo ministro de Defesa declarou que "as Forças Armadas continuarão trabalhando junto com o povo venezuelano e com o governo revolucionário que você lidera", disse a Chávez.
Carrizález, que também renunciou a seu cargo de ministro da Defesa, apresentou a demissão na segunda-feira e suas razões "são estritamente pessoais" segundo uma nota oficial, ainda que a imprensa local tenha publicado na terça-feira que houve "certas desavenças" com o presidente.
A esposa de Carizzález, Yubirí Ortega, que era ministra do Meio Ambiente, também renunciou na segunda-feira. Para o seu lugar Chávez nomeou Alejandro Hitcher, presidente da companhia de abastecimento de água de Caracas Hidrocapital.
"É uma mudança no poder mas seguimos rumo à revolução", assegurou Chávez após anunciar os novos cargos.