O presidente Barack Obama afirmou nesta quarta-feira que o Congresso não era o único meio de "promover os ideais" americanos, no dia seguinte a uma derrota democrata numa eleição parcial, um ano após sua posse no governo americano.
[SAIBAMAIS]"Aqui, na capital de nosso país, há várias maneiras de promover os ideais e os interesses dos americanos. Com frequencia, isto acontece através do Congresso. Mas pode ser feito, também, por decreto", explicou Obama durante a assinatura de um ato presidencial destinado a lutar contra a fraude fiscal das empresas.
As declarações de Obama foram as primeiras desde a vitória, terça-feira, do republicano Scott Brown em Massachusetts (nordeste), que passará a ocupar a vaga que pertencia ao democrata Ted Kennedy.
Com isto, Obama - que assumiu a presidência há um ano, sofreu uma grande derrota. A oposição republicana conquistou a vaga que pertencia há meio século a Ted Kennedy, figura histórica da esquerda americana, num Estado considerado uma praça forte democrata.
Esta vitória republicana priva os democratas da maioria de 60 votos, que lhes permitiriam superar toda a tentativa de obstrução da oposição, e põe em risco a reforma de saúde. Um projeto sobre o assunto foi arrancado com dificuldade do Senado, no final de dezembro.