SAN SALVADOR - Um forte e prolongado tremor de 6,0 graus na escala Richter e com epicentro no Pacífico sacudiu nesta segunda-feira (18) parte do território centro-americano, provocando alarme na Guatemala e El Salvador, mas sem causar vítimas, informaram os serviços geológicos e de socorro.
O movimento foi registrado às 09H40 local (15H40 GMT) e teve seu epicentro na costa do Pacífico frente à Guatemala, afirmou o Serviço Nacional de Estudos Territoriais (SNET) de El Salvador.
Com uma profundidade de 48 km, o tremor ocorreu pelo choque das placas Cocos e Caribe na zona de subdução do Pacífico.
O tremor balançou os prédios de San Salvador e a capital da Guatemala provocando pânico, mas os organismos de socorro não reportaram vítimas ou danos.
Um porta-voz do SNET indicouque foram vários tremores registrados no mar.
Os corpos de socorro da Guatemala indicaram que o tremor foi sentido na maior parte do país, especialmente no sul, leste e oeste.
O tremor, que ocorreu a uma profundidade de 103 km, foi localizado 39 km a sudoeste da cidade salvadorenha de Ahuachapán, na costa do Pacífico, e 53 km a sudeste da localidade guatemalteca de Cuilapa, explicou o Instituto Geológico americano em um comunicado