Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ataque aéreo americano mata 20 no noroeste do Paquistão

Pelo menos 20 pessoas, supostos militantes talibãs, morreram em um ataque com míssil de um avião teleguiado (drone) americano na região noroeste do Paquistão, na região tribal de fronteira com o Afeganistão.

"O alvo era um edifício onde estavam militantes", declarou à AFP uma fonte militar que pediu anonimato.

O ataque aconteceu na área de Shaktoi, 40 km ao sudeste de Miranshah, capital do Waziristão do Norte, região tribal paquistanesa que faz fronteira com o Afeganistão.

"Os aviões estão aparentemente buscando e atacando o líder dos talibãs paquistaneses, Hakimullah Mehsud, que tem a presença informada na zona", afirmou outro oficial.

Mehsud divulgou uma nova mensagem de áudio no sábado na qual afirmava estar são e salvo, após as informações de que teria morrido em um bombardeio americano na quinta-feira.

Na sexta-feira, dois ataques com drones americanos com algumas horas de intervalo, também no Waziristão do Norte, mataram pelo menos 11 pessoas.

Este é o 10; ataque com drones desde o início do ano contra contra objetivos no Paquistão, país no centro da estratégia do governo americano na luta contra a Al-Qaeda e os talibãs.

Os talibãs do Paquistão executam uma série de ataques desde meados de 2007 que já provocaram quase 3.000 mortos em todo o país.