Os Estados Unidos enviarão entre nove e dez mil soldados ao Haiti até segunda-feira com a chegada do porta-aviões USS Vinson e outros navios, anunciou nesta sexta-feira o chefe do Estado-Maior das forças armadas, almirante Michael Mullen.
[SAIBAMAIS]Nesta sexta-feira, as tropas americanas mobilizadas de urgência começaram a tomar o controle de locais como o aeropoerto, principal ponto de entrada da ajuda.
Paraquedistas da 82ª divisão aeorotransportada dos Estados Unidos se instalaram no aeroporto de Porto Príncipe, donde a situação é caótica, com a chegada de aeronaves trazendo ajuda e com muita gente querendo abandonar o país.
Michael Mullen enfatizou que nem todas essas tropas ficarão em terra no Haiti porque muitos efetivos permanecerão a bordo de seis navios da marinha que chegarão nos próximos dias.
"Com a chegada dos marines e dos três navios que os acompanham, deverá haver entre 9.000 e 10.000 soldados na zona", airmou Mullen, acrescentando que ainda é muito cedo para dizer se é necessário mobilizar mais soldados em terra, além dos 3.500 militares da 82ª divisão aerotransportada e dos 2.000 marines já previstos.