Jornal Correio Braziliense

Mundo

Militares brasileiros decolam com 17 toneladas de remédios, água e equipamentos médicos

Os 25 bombeiros especializados em busca e resgate do Corpo de Bombeiros dos Distrito Federal já partiram da Base Aérea com o objetivo de prestar apoio às vítimas do terremoto de sete graus de magnitude que devastou o Haiti na última terça-feira (12).

Os militares decolaram às 16h20 com destino a Boa Vista, em Roraima, de onde seguem para Porto Príncipe, capital do Haiti amanhã (15). Além dos bombeiros de Brasília, estão a bordo 30 bombeiros do Rio de Janeiro e quatro cães farejadores para a procura de possíveis sobreviventes ou mesmo de mortos sobre os escombros.



O esforço faz parte de uma operação de ajuda do governo brasileiro ao Haiti. E esta foi a segunda aeronave da FAB que partiu para o país caribenho. Ontem (13), a primeira aeronave saiu do Rio de Janeiro por volta das 21h, transportando 13 toneladas de suprimentos - água e alimentos de primeira necessidade.

Nesta quinta, a Força Aérea Brasileira decolou com 17 toneladas entre remédios, água e equipamentos médicos e de busca e salvamento. Segue também uma equipe médica da FAB composta por dois médicos e três enfermeiros do Hospital de Aeronáutica de Brasília (HFAB) e um médico do segundo esquadrão do segundo grupo de transporte. Os profissionais de saúde da FAB, especializados em UTI Aérea, serão responsáveis pelo atendimento médico a bordo de 12 militares feridos que devem voltar ao Brasil.

[SAIBAMAIS]Os materiais e produtos encaminhados ao Haiti foram disponibilizados pelo Ministério de Saúde que, ao todo, enviará 258 mil unidades de diversos produtos, o suficiente para atender 10 mil pessoas por um período de três meses, segundo o ministério. São kits com de medicamentos que contém antiinflamatórios, antibióticos, anti-hipertensivos, diuréticos, analgésicos, para o combate a dermatoses e sais de reidratação oral, além de seringas, luvas, esparadrapos e hipoclorido de sódio, para o tratamento de água potável, entre outros componentes.

O Ministério da Defesa também determinou à Aeronáutica o envio de um hospital de Campanha, operado por 40 profissionais de saúde e com mil metros quadrados. Também deverá ser enviado hospital de campanha da Marinha. Estão previstos também o envio de 50 bombeiros e cães farejadores.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, (SAMU 192) de Brasília, também têm disponíveis, equipes compostas por médicos e enfermeiros, viaturas e materiais de atendimento de emergência e catástrofes para enviarem ajuda humanitária às vítimas do terremoto no Haiti. Serão 30 profissionais, 8 ambulâncias e 6 motocicletas, que estão de prontidão e seguirão assim que autorizado o embarque.

FAB envia mais aviões

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou mais 12 toneladas de equipamentos da estrutura do Hospital de Campanha da Aeronáutica (HCAMP), às 19h15, como ajuda humanitária para Porto Príncipe, capital do Haiti.

O avião partiu da Base Aérea do Galeão (RJ), rumo ao Haiti. O avião é um C-130 Hércules da FAB é uma dos três aviões que serão enviados ainda nesta quinta (14) pela FAB.

Uma delas vai transportar 34 módulos da Unidade Celular de Intendência (UCI), que proporcionarão toda a infraestrutura necessária para os militares, como geradores e alojamentos. A outra levará uma equipe composta por 50 profissionais da área de saúde da Aeronáutica.

O principal objetivo da FAB é prestar atendimento médico às vítimas do terremoto ocorrido na última quarta-feira (12) em coordenação com o Exército Brasileiro.