O número de casos de dengue no Mato Grosso aumentou quase 20% na primeira semana do ano, o que reforçou o alerta de autoridades sanitárias do estado. Em 25 municípios a doença é epidêmica e em 18 cidades têm alto risco de epidemia, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso. Em dezembro, o secretário de saúde, Augustinho Moro, encaminhou um alerta sobre a gravidade da doença para os 141 municípios do estado.
O Mato Grosso já registrou 1.346 casos de dengue na primeira semana de janeiro de 2010, alta de 18,69% em comparação ao mesmo período de 2009. Do total, 26 notificações foram consideradas graves. Também foram confirmadas quatro mortes, conforme os dados da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da secretaria estadual de saúde.
Em Cuiabá ocorreram 234 casos da doença, sendo quatro casos graves, mas nenhuma morte foi verificada até agora na capital. Em Várzea Grande, foram 122 casos registrados, com duas mortes sob investigação. Outras cidades que tiveram ocorrência da doença foram Poconé e Rondonópolis, um caso cada uma.
Desde o ano passado, a doença tem aumentado no estado. Dados parciais indicam que em 2009 foram registrados 58.410 casos de dengue, quatro vezes mais do que em 2008.
A secretária de saúde informou que tem reforçado ações de combate nas cidades com os maiores índices, como o recolhimento de lixo em casas e terrenos baldios.