Rio de Janeiro - A Ampla, concessionária de energia que abastece Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense, informou nesat quarta (6) que pretende restabelecer o abastecimento nas praias afetadas pelas chuvas de fim de ano até o início da próxima semana. Desde o dia 1;, dez comunidades estão sem luz e relatam dificuldades.
De acordo com o diretor de Relações Institucionais e de Comunicação da Ampla, André Moragas, cerca de 20 dos 50 quilômetros de fios que compõem a rede foram destruídos com os deslizamentos de terra e não há como consertá-los imediatamente. A situação nas comunidades depois da Praia do Bananal é mais grave, porque a fiação se rompeu na localidade.
;No Bananal não tem como repor a rede porque ela passava justamente em cima das pousadas, na trilha. Como aquilo foi devastado, nossa rede foi para a água, vamos ter que passar um cabo submarino para ligar esse lado da ilha;, informou Moragas. Segundo ele, os cabos já foram adquiridos pela Ampla e devem ser entregues até amanhã (7). A ligação começará ser feita a partir de domingo (10).
Dono de uma pousada na Praia de Araçatiba, sem luz desde o dia 1;, Edicarlos de Oliveira diz que, além dos prejuízos para o turismo, a falta de energia prejudica a conservação de alimentos, por exemplo. ;Parece que estamos voltando no tempo. Temos que ir a Angra buscar gelo para a comida não estragar. Nem todo mundo pode fazer isso;, disse.
O pequeno empresário lembrou que, com o temporal do Ano Novo, várias pedras e árvores caíram sobre fios e postes, interrompendo o fornecimento de energia elétrica.
De acordo com a Ampla, o abastecimento na parte continental de Angra dos Reis foi normalizado, com exceção do Morro da Carioca, onde a Defesa Civil pediu que energia continuasse desligada até o fim da das operações. Um transformador da Ampla atende os cerca de 100 clientes do local.
','').replace('
','') -->