PEQUIM - Vinte e cinco pessoas morreram em um incêndio na terça-feira em uma mina de carvão na China central, segundo um balanço divulgado nesta quarta-feira (6/1) pelas autoridades. Cinco mineiros continuam desaparecidos e as buscas prosseguem, segundo os serviços de emergência.
A administração local ordenou a suspensão de todas as atividades de mineração no distrito, Xiangtian, na província de Hunan.
O incêndio, provocado por um curto-circuito, teve início na tarde de terça-feira na mina Lisheng, em Xiangtan, quando pelo menos 73 trabalhadores estavam no fundo do poço, a pelo menos 240 metros. No total, 43 conseguiram retornar à superfície.
Ao que tudo indica, os mineiros presos tentaram descer ainda mais para escapar do fogo, já que nesta quarta-feira foram encontrados corpos a uma profundidade de 450 a 640 metros.
Os acidentes são frequentes nas minas chinesas, em particular nas minas de carvão, nas quais morreram 3.215 trabalhadores em 2008, segundo as estatísticas oficiais, consideradas bastante abaixo da realizada pelas organizações não governamentais.