CAIRO - O presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas se reuniu nesta segunda-feira (4/1) como chefe de Estado egípcio Hosni Mubarak para falar de uma reativação das negociações de paz com Israel, informou a agência oficial Mena.
Os dois dirigentes conversaram sobre os esforços destinados a retomar o processo de paz, acabar com a colonização, a suspender o bloqueio imposto ao povo palestino e obter uma reconciliação entre as facções palestinas, segundo a fonte.
Abbas voltou a declarar que está disposto a retomar as negociações com Israel desde que a colonização judaica seja interrompida. "Não há objeção, a princípio, a um retorno à mesa de negociações nem à realização de reuniões. Já dissemos e continuamos dizendo que, quando houver um cessar da colonização e elementos de referência conhecidos, estaremos dispostos a retomar as negociações", declarou Abbas após a reunião.
Abbas disse ainda que o Egito está de acordo com esta posição, contradizendo informações do jornal israelense Maariv segundo as quais Mubarak iria pressionar a Autoridade Palestina para aceitar o plano dos Estados Unidos destinado a reativar imediatamente as negociações.
A visita do presidente palestino ao Egito acontece uma semana depois da viagem do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.
As conversações de paz entre as duas partes foram suspensas no ano passado, por causa da ofensiva contra a Faixa de Gaza, de dezembro a janeiro de 2009.