Washington - Um homem que tentou acender um explosivo a bordo de um avião, durante o pouso, em Detroit, disse à polícia que era ligado à rede islamita Al-Qaeda, anunciou a imprensa americana nesta sexta-feira. O suspeito - identificado como o nigeriano Abdul Mudallad, de 23 anos - sofreu queimaduras de terceiro grau e é tratado em um hospital de Michigan.
Segundo o deputado republicano Peter King, membro do Comitê de Segurança Doméstica do Congresso americano - ele teria ligações com a rede terrorista Al Qaeda. "Aparentemente, ele tem conexão com a Al Qaeda, e seu nome apareceu rapidamente em uma busca nos arquivos do sistema de inteligência", disse King em entrevista à rede de televisão CNN.
De acordo com King, o explosivo era ;sofisticado;. "Houve uma pequena explosão, e o suspeito ficou gravemente ferido", disse o deputado à rede americana Fox News. Membros da inteligência americana afirmam que o explosivo era composto de pó e líquido e que o material teria sido fixado à perna do acusado com fita adesiva. No incidente, ocorrido quando a aeronave pousava em Detroit, o suspeito nigeriano tentou explodir o avião, mas o dispositivo falhou, segundo oficiais da segurança nacional americana.
[SAIBAMAIS]O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que passa férias com a família no Havaí, foi informado do caso e mantém contato com sua equipe de segurança nacional. Sandra Berchtold, porta-voz do FBI em Detroit, disse que o incidente está sob investigação.
O incidente
Relatos das testemunhas contam que o nigeriano teria ateado fogo em um explosivo semelhante a fogos de artifício. Para controlar o pequeno incêndio, os tripulantes utilizaram extintores de incêndio e cobertores. O Airbus 330, da Northwest Airlines, fazia a rota Amsterdã-Detroit, e tinha 278 passageiros a bordo, segundo a porta-voz da companhia Delta Airlines, proprietária da Northwest, Susan Elliott.
divulgado pela Gerência de Segurança em Transportes dos EUA (TSA, em inglês), o avião pousou com segurança por volta de 15h (horário de Brasília) e todos os passageiros foram retirados da aeronave. Ainda segundo o comunicado, um passageiro foi detido e outros estão sendo entrevistados para esclarecer o incidente.