Um rebocador encalhou e provocou o vazamento de combustível na baía Prince William no Alasca, na mesma região onde aconteceu a maré negra do Exxon Valdez há 20 anos, anunciou a guarda costeira americana.
Uma quantidade não determinada de combustível vazou para água a partir do tanque do Pathfinder, que encalhou na quarta-feira no banco de Bligh Reef.
Os proprietários do navio começaram a bombear os demais 127.000 litros de combustível da embarcação e a operação deve acabar nas próximas horas. Jim Butler, porta-voz da Crowley, a empresa proprietária do Pathfinder, manifestou surpresa com o fato.
"Estamos surpresos que o Pathfinder tenha conseguido bater contra o que talvez seja o obstáculo de navegação mais famoso do mundo, o Bligh Reef", disse ao jornal Anchorage Daily News.
A tripulação do Pathfinder foi submetida a exames para detecção de embriaguez, mas os resultados foram negativos. O vazamento criou uma mancha sobre uma área de 5 km de comprimento e 30 metros de largura, a 1,6 km da geleira Island.