O príncipe William dormiu em uma rua de Londres para sensibilizar o público para problemas dos desabrigados, anunciou uma organização de caridade britânica nesta terça-feira.
O neto da rainha Elizabeth II passou a noite de quarta para quinta-feira passada em uma pequena rua perto do rio Tâmisa. Ele se ajeitou em cima de vários papelões e se cobriu com um edredon para enfrentar o frio de quatro graus negativos.
"Não havia como fugir do frio, ou do temor de ser abordado por traficantes, cafetões ou pessoas que gostam de bater em mendigos", declarou Seyi Obakin, presidente da organização Centrepoint, que se dedica a ajudar os desabrigados.
"No entanto, um dos momentos mais tensos da noite foi quando quase fomos atropelados por um veículo de limpeza que não tinha visto nosso grupo, o que mostra como os desabrigados são vulneráveis", prosseguiu.
Por sua vez, o futuro rei da Inglaterra declarou: "Depois de passar uma noite na rua, nem posso imaginar o que deve ser passar todas as noites nas ruas de Londres".
O príncipe William patrocina a Centerpoint desde 2005. Sua mãe, a princesa Diana, morta em 1997 em um acidente de carro em Paris, também apoiava esta organização.
Mais de 4.500 desabrigados dormem nas ruas de Londres, segundo os últimos números publicados pelo governo; 40% deles são estrangeiros, em maioria do Leste Europeu.