A mais importante asessora do presidente Barack Obama para questões econômicas, Christina Romer, disse neste domingo que a economia americana não saiu da recessão e não sairá enquanto os indicadores de desemprego não melhorarem.
"O presidente sempre disse, e assim acredito, que não teremos nos recuperado enquanto as pessoas que querem trabalhar não tiverem voltado ao trabalho", disse Romer, que preside o Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca.
"As pessoas em Main Street (rua dos principais bancos) e em todo o país continuam sofrendo com uma taxa de desemprego que ainda está em 10%", declarou ao programa "Meet de Press" da rede NBC, segundo trechos de uma entrevista divulgados pela televisão.
"Não direi que a recessão ficou para trás até que a taxa de desemprego se reduza a níveis normais... aos níveis que estávamos antes da recessão, perto de 5%", acrescentou Romer.
Estes comentários foram feitos no momento em que o Congresso discute um novo projeto de lei para reduzir o desemprego.
Dados oficiais do início de dezembro indicaram que a taxa de desemprego caiu em novembro a 10,0%, contra 10,2% em outubro, sugerindo assim que os problemas de desemprego chegaram a seu teto.