O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, em um estudo publicado nesta sexta-feira pela ONG Latinobarómetro para avaliar a popularidade dos líderes políticos entre a população das Américas.
[SAIBAMAIS]A avaliação, que classifica de 0 (muito ruim) a 10 (muito boa) os líderes latino-americanos, incluiu Obama pela primeira vez, com uma nota 7. Atrás dele vêm Lula, com 6,4, o Rei Juan Carlos da Espanha, com 5,9, o presidente espanhol José Luis Rodríguez Zapatero e a presidente chilena Michelle Bachelet, ambos com 5,8.
Nos últimos lugares ficaram o presidente da Venezuela, Hugo Chávez (3,9), o ex-ditador de Cuba Fidel Castro (4) e os presidentes da Nicarágua, Daniel Ortega, (4,3), Peru, Alan García (4,7), Argentina, Cristina Kirchner (4,8), e Bolívia, o recém-reeleito Evo Morales (4,8).
A organização Latinobarómetro, sediada no Chile, realizou a pesquisa com 20.204 pessoas entre os dias 21 de setembro e 26 de outubro. A margem de erro é de 3%.