O novo vice-secretário de Estado americano para a América Latina, Arturo Valenzuela, realizará sua primeira viagem à região na próxima semana, quando visitará Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, informou nesta quarta-feira o Departamento de Estado.
[SAIBAMAIS]Durante a viagem, ele se reunirá com seus colegas nestes países para "discutir assuntos bilaterais e multilaterais", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Charles Luoma-Overstreet.
"Esta será sua primeira visita ao Cone Sul como subsecretário de Estado assim e a viagem incluirá apresentações e pedidos de cortesia", frisou Luoma-Overstreet, sem dar detalhes.
Valenzuela foi confirmado no cargo pelo Senado em 5 de novembro, quase seis meses depois de ter sido designado pelo presidente Barack Obama; no entanto, um senador republicano manteve o veto contra ele em desacordo com a postura de Washington na crise hondurenha.
O antecessor de Valenzuela, Thomas Shannon, designado como novo embaixador no Brasil, também sofre um veto e continua à espera de sua confirmação.
O governo do brasileiro Luis Inácio Lula da Silva manifestou recentemente sua "decepção" com a falta de continuidade de uma política positiva iniciada por Barack Obama para a América Latina, segundo o assessor internacional da presidência, Marco Aurelio Garcia.
Os quatro países que Valenzuela visitará têm posições diferentes da dos EUA com relação a Honduras.
Os EUA consideraram válidas as eleições de 29 de novembro. Já Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai não as reconheceram e continuuam considerando o deposto Manuel Zelaya presidente do país.