O candidato à vice-presidência da Bolívia por um pequeno partido rural de esquerda, Guillermo Beckar, renunciou à disputa, dias antes das eleições gerais de 6 de dezembro, informou nesta sexta-feira em entrevista à imprensa o ex-candidato do partido Gente.
[SAIBAMAIS]"A decisão que tomei foi de retirar a candidatura à vice-presidência (..), o povo boliviano me pediu que volte às origens para contribuir com o Poder Legislativo e com a democracia na Bolívia", explicou Beckar.
Beckar é deputado dissidente do partido do presidente Evo Morales e, em outubro passado, anunciou sua adesão à candidatura indígena do ex-membro da assembleia da etnia quechua Román Loayza, também afastado do governista Movimiento ol Socialismo (MAS), apesar de ser um de seus fundadores.
A desistência de Beckar, um profissional de classe média, segue à renúncia, na quinta-feira, de Michiaki Nagatani, à candidatura vice-presidencial do Movimiento de Unidad Social Patriótica (MUSPA), um pequeno partido de centro.
A candidatura de Loayza não aparece nas pesquisas independentes, que dão como amplo favorito para um novo mandato o presidente Evo Morales, com 52% das intenções de voto.