MECA - Os fiéis muçulmanos que participam na peregrinação à Meca iniciaram nesta sexta-feira (27/11) o ritual de apedrejamento às colunas que representam Satã, no primeiro dia da festa muçulmana do sacrifício (Aid al-Adha). Centenas de milhares de peregrinos começaram a jogar pedras no vale de Mina, perto de Meca, contra as três pilastras.
As autoridades esperam que o ritual termine sem contratempos. A lapidação das colunas já provocou no passado correrias fora de controle da multidão, que terminaram em morte. Uma ponte de cinco andares foi aberta para canalizar a multidão.
A festa do sacrifício consiste na imolação de um animal em memória a Abraão, que aceitou imolar o filho para obedecer a Deus, antes do arcanjo Gabriel propor no último momento o sacrifício de um cordeiro em seu lugar.
Mais de dois milhões de fiéis muçulmanos participam este ano na peregrinação à Meca. Chuvas torrenciais afetaram Meca e Jidá na quarta-feira, primeiro dia da peregrinação, provocando a morte de 83 pessoas, incluindo sete peregrinos, segundo a imprensa saudita.