Dias antes de anunciar sua decisão de enviar ou não mais soldados ao Afeganistão, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez uma homenagem nesta quinta-feira às tropas americanas, lamentando a dor das famílias que agora participam da ceia, com uma cadeira vazia, na mesa do Dia de Ação de Graças.
[SAIBAMAIS]A milhares de quilômetros de casa, as tropas americanas mobilizadas no Iraque e no Afeganistão celebraram o feridado com um jantar de Ação de Graças oferecido pelo exército, com o tradicional menu da festa: peru recheado, batatas e torta de abóbora.
Obama telefonou para 10 militares - dois de cada um dos cinco ramos das Forças Armadas americanas - no Iraque e no Afeganistão, para desejar-lhes um feliz Dia de Ação de Graças e agradecer-lhes pelos serviços prestados à nação, informou a Casa Branca.
"Mantemos em nossos pensamentos e orações as muitas famílias que estão passando este Dia de Ação de Graças com uma cadeira vazia - guardada para um filho ou uma filha, para um marido ou uma esposa, que estão na guerra", disse o presidente em seu discurso de Ação de Graças.
"Não poderia faltar um agradecimento especial pelos sacrifícios que estes homens e mulheres uniformizados estão fazendo por nossa segurança e liberdade, e por todos esses americanos que enriquecem as vidas de nossas comunidades através de atos de bondade, generosidade e serviço", acrescentou.
As forças estacionadas no Iraque devem deixar o país até agosto de 2010, e os soldados que comemoraram o Dia de Ação de Graças por lá o fizeram com a esperança de que este seja o último em solo iraquiano. Muitos, no entanto, podem ser remanejados para o front afegão, caso Obama aprove o envio de 35.000 reforços para o Afeganistão.
O presidente deve finalmente anunciar sua decisão a este respeito na terça-feira. Há grande expectativa em torno de sua nova estratégia afegã, e seu discurso na prestigiada Academia Militar de West Point, no Estado de Nova York, certamente será um dos momentos mais marcantes de sua presidência até agora.
Na quarta-feira, Obama cumpriu o protocolo presidencial do Dia de Ação de Graças, distribuindo perus, tortas de abóbora, vegetais e outros quitutes típicos do feriado acompanhado da mulher, Michelle, e das filhas, Malia e Sasha.
Além disso, o presidente protagonizou a bizarra tradição da Casa Branca do perdão de um peru que seria abatido para o jantar de Ação de Graças.
Com as duas filhas a seu lado, Obama disse, referindo-se ao peru salvo: "Hoje, tenho o prazer de anunciar que, graças à intervenção de Malia e Sasha, porque eu estava planejando comer este boboca, 'Coragem' também será poupado de seu terrível e delicioso destino".