O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, fez elogios nesta quarta-feira a seu par venezuelano, Hugo Chávez, a quem chamou de "irmão valente" e de homem "que resiste como uma montanha", afirmando que os dois países "ficarão juntos até o final".
[SAIBAMAIS]"Hoje, os povos venezuelano e iraniano, dois irmãos e amigos na trincheira da luta contra o imperialismo, estão resistindo", declarou o líder iraniano após ser recebido por Chávez.
"O papel de Hugo Chávez neste segundo despertar dos povos latino-americanos é admirável. É um grande homem revolucionário. Eu sou seu irmão e seu amigo, e para mim é uma honra. Vamos ficar juntos até o final", acrescentou Ahmadinejad, tomando as mãos de seu anfitrião e abraçando-o diante das câmaras.
A relação entre os dois líderes se estreitou nos últimos anos.
Do ponto de vista econômico, os dois países assinaram vários acordos. Politicamente, ambos mantêm uma atitude bastante crítica aos Estados Unidos. Além disso, a Venezuela mostrou seu apoio ao programa nuclear desenvolvido pelo Irã.
"Nós aqui nos sentimos em casa. O povo iraniano e venezuelano formaram uma frente comum diante das arrogâncias do imperialismo mundial. Uma frente que resiste com valentia perante os inimigos dos povos do mundo", estimou Ahmadinejad.
Segundo o líder iranino, que acaba de visitar o Brasil e a Bolívia, há uma revolução acontecendo na América do Sul, onde há um futuro brilhante que "pertence aos povos".
"Vamos estar juntos com dignidade, resistência, consciência e inteligência. Dou graças a Deus por estar aqui, entre meus irmãos, com um grande povo resistente. Estamos no início do caminho para o topo", considerou Ahmadinejad.
"Viva a Venezuela, viva Chávez", concluiu o presidente iraniano, falando em espanhol.