O primeiro-ministro dinamarquês, Lars Loekke Rasmussen, saudou nesta quarta-feira a decisão de Barack Obama de participar, em 9 de dezembro, da cúpula da ONU sobre o clima em Copenhague, considerando que a vinda do presidente americano demonstra sua vontade de contribuir para um acordo ambicioso.
"O forte compromisso" do presidente americano com as questões climáticas é "muito precioso", e sua vinda "demonstra seu desejo de contribuir para um acordo global ambicioso em Copenhague", comentou Rasmussen em comunicado.
[SAIBAMAIS]Este acordo "deve ser concluído no dia 18 de dezembro", com a participação dos chefes de Estado e de governo no mundo inteiro, destacou o premiê dinamarquês, "feliz" com o fato de "quase metade" dos 191 dirigentes comvidados já terem confirmado presença na cúpula.
Obama, cujo país é um dos dois maiores poluidores do planeta, viajará a Copenhague na véspera da entrega, em Oslo, de seu Prêmio Nobel da Paz.
Os 191 países convidados mais a Dinamarca estarão reunidos de 7 a 18 de dezembro em Copenhague para chegar a um acordo mundial sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa para substituir o protocolo de Kyoto, que vence em 2012.