O ex-guerrilheiro José Mujica conta com até 49,6% das intenções de voto para o segundo turno presidencial do próximo domingo no Uruguai, quando enfrentará o ex-presidente liberal Luis Lacalle, que possui, por sua vez, 42,1% das preferências, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira.
A sondagem, realizada pela firma Interconsult entre 19 e 22 de novembro em 900 residências de cidades com mais de 5.000 habitantes em todo o país, cita a possibilidade de 3,8% de votos em branco e um percentual de 4,5% de indecisos.
[SAIBAMAIS]"Se esta situação se mantiver (domingo), o triunfo da chapa Mujica-Astori estaria garantida, mesmo se todos os indecisos se inclinarem por Lacalle-Larrañaga", disse Juan Carlos Doyenart, diretor da Interconsult, na apresentação da pesquisa no jornal Ultimas Noticias.
Na projeção para domingo próximo, a sondagem (com margem de erro de /-3,2%) concede entre 51% e 52% dos votos à chapa Mujica-Danilo Astori, da coalizão de esquerda Frente Ampla; e entre 44% e 45% aos rivais Lacalle-Jorge Larrañaga, do Partido Nacional (centro-direita); os votos em branco ou nulos devem chagar a 4%.
No primeiro turno de 25 de outubro, a Frente Ampla obteve 47,96% dos votos, e garantiu maioria parlamentar, enquanto que o Partido Nacional recebeu 29,07%; o Partido Colorado conseguiu 17% e o Partido Independente, 2,49%.