LA PAZ - O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad foi recebido nesta terça-feira (24/11) com demonstrações variadas de rejeição e apreço em sua chegada à capital boliviana.
[SAIBAMAIS]Um grupo de feministas se postou estrategicamente na saída do aeroporto de La Paz com cartazes exigindo igualdade sexual no Irã.
Na Praça Murillo de La Paz, sede dos poderes Executivo e Legislativo, onde o presidente boliviano Evo Morales recebe Ahmadinejad, o ambiente é diferente, a ponto de o presidente iraniano ter se aproximado da janela para saudar o público, muitos compatriotas que exibiam cartazes de boas-vindas e fotos suas.
Ahmadinejad chegou nesta terça-feira a La Paz para cumprir uma extensa agenda bilateral, que terá como foco principal o controvertido programa nuclear de Teerã. Ahmadinejad chegou ao aeroporto de El Alto, que serve a La Paz, às 10h45 locais (14h45 GMT), onde foi recebido por Morales e recebeu honras militares.
La Paz e Teerã assinaram acordos em 2007, pelos quais o Irã se compromete a apoiar a Bolívia com US$ 1,1 bilhão destinados à agricultura, à prospecção de petróleo e à indústria petroquímica.
No pacote de cooperação também existe o apoio técnico e financeiro para que o Governo boliviano possa instalar um canal de televisão público, com um sinal de alcance regional. O governo de Ahmadinejad também se comprometeu em conceder um crédito de US$ 280 milhões para duas fábricas de cimento.