O presidente da República Tcheca, Václav Klaus, iniciou hoje (23), pela capital amazonense, uma visita de cinco dias ao Brasil. Chefiando uma comitiva de quase 50 pessoas, entre ministros e empresários, Klaus disse que foi convidado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e que estava feliz por começar a visita pela Amazônia, por saber da importância da região para o mundo.
"Viemos para apresentar a República Tcheca como país amigo que tem interesse em desenvolver relações diversas, sendo as relações econômicas possivelmente o elo mais importante;, informou Václav Klaus à Agência Brasil.
Em Manaus, Klaus se encontrou com o governador em exercício do Amazonas, Omar Aziz, para tratar de questões políticas e comerciais. Eles conversaram sobre a necessidade de mais fábricas de cimento no estado, sobre a ideia de construir em Manaus um metrô de superfície e sobre aspectos ambientais, entre outros assuntos.
;Fomos convidados para auxiliar na construção de um metrô de superfície e na instalação de novas fábricas de cimento. Penso que, como fizemos várias construções desse tipo pelo mundo, esse será um bom caminho de ligação entre os dois países;, afirmou Klaus.
Aziz não confirmou oficialmente o convite, mas ressaltou que a experiência tcheca pode ser importante nessa relação de apoio entre os dois países. Para ele, a visita de Václav Klaus demonstra a importância econômica e ambiental que a região amazônica vem adquirindo cada vez com mais força. ;O Amazonas é conhecido mundialmente e, também para nossos visitantes, é importante dizer que vieram ao nosso estado. Quanto às parcerias e à instalação de novas indústrias, é preciso sentar com mais calma, analisar e discutir os interesses comuns;, afirmou o governador.
O Brasil e a República Tcheca começaram a intensificar suas relações em outubro deste ano, quando a vice-ministra de Relações Exteriores daquele país, Helena Bambasová, veio ao Amazonas com um grupo de 17 diplomatas tchecos que trabalham na América Latina.
Segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas, atualmente, o investimento externo direto da República Tcheca no Brasil é pouco significativo e a balança comercial entre os dos países é considerada deficitária. Do Brasil para a República Tcheca, os principais produtos exportados são minério de ferro, carne e congelados de frango, peças para automóveis couro e café. O Brasil importa motores de explosão e peça automotivas, entre outros produtos.
De Manaus, a comitiva da República Tcheca seguirá para Brasília e depois para São Paulo e Recife.