Jornal Correio Braziliense

Mundo

Judeus peruanos protestam contra visita de Ahmadinejad ao Brasil

Mais de 100 judeus peruanos se reuniram diante da embaixada brasileira em Lima para protestar contra a presença, em Brasília, do presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad.

Os manifestantes entregaram à representação brasileira uma carta expressando o "mal-estar" e a "preocupação" com a vinda de Ahmadinejad ao Brasil "e com "os acordos eventualmente concluídos durante esta visita", informou a Associação Judaica do Peru, organizadora do protesto.

[SAIBAMAIS]O programa nuclear do Irã, que "ameaçou varrer Israel do mapa", é a maior preocupação dos manifestantes, segundo a carta, à qual teve acesso a AFP.

Os manifestantes levaram cartazes com as inscrições: "O Brasil ama a paz", "Não às armas nucleares do Irã", e "Alto ao avanço da ideologia do terror na América Latina".

A carta foi entregue ao embaixador brasileiro em Lima, Jorge D;Escragnolle, pelo presidente da Associação Judaica do Peru, Daniel Schydloswky, que exortou os governos democratas da América Latina a "cerrar as fileiras contra a intolerância pregada por Ahmadinejad".

O presidente do Irã deve ficar em Brasília até amanhã, quando seguirá para a Bolívia e a Venezuela.