Um bilionário russo comprou por vários milhões de dólares um Mercedes que pertenceu a Adolf Hitler, revelou um jornal alemão nesta segunda-feira.
Segundo o Kölner Express, o vendedor de carros antigos Michael Fröhlich, 59 anos, foi encarregado por um bilionário russo, com identidade não revelada, de encontrar o Mercedes conversível 770K azul marinho utilizado por Hitler nos desfiles do regime nazista.
Após várias semanas de buscas, Fröhlich descobriu que o carro foi vendido na Áustria depois da Segunda Guerra Mundial antes de chegar a um museu de Las Vegas, onde foi comprado por um magnata bávaro da cerveja. Quando ele morreu, em 2008, sua víuva vendeu o veículo.
"Recebi a boa informação na quarta-feira", informou Fröhlich ao jornal. "O Mercedes pertencia a um colecionador e estava numa garagem de Bielefeld, oeste da Alemanha. O homem tinha seis carros deste modelo muito raro", relatou. O especialista verificou a autenticidade dos documentos do veículo e o comparou com fotos de época. "Até a placa estava correta: 1A148461", afirmou.
Ele também consultou um escritório de advocacia para verificar a legalidade da venda. Como nenhum símbolo nazista aparece no carro, a venda é considerada legal. O bilionário russo, que veio à Alemanha de avião particular para assinar o contrato, acabou comprando os seis carros. O Mercedes de Hitler vale entre quatro e 10 milhões de euros, segundo o jornal.