CABUL - Quatro soldados americanos da Otan morreram no domingo e nesta segunda-feira (23/11) em ataques no sul e leste do Afeganistão, anunciou a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).
"Três soldados americanos morreram nos sul do Afeganistão ontem (domingo). Dois deles faleceram na explosão de uma bomba improvisada, o terceiro foi vítima de tiros dos insurgentes em outro ataque", afirma um comunicado da Isaf. "Outro soldado americano morreu na explosão de uma bomba improvisada no leste do Afeganistão hoje (segunda-feira)", completa a nota oficial.
Com as vítimas, o número de soldados estrangeiros mortos no Afeganistão desde o início do ano chegou a 481, sendo 297 americanos, segundo uma contagem com base em dados do site especializado www.icasualties.org.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve anunciar nos próximos dias a decisão sobre o envio de reforços ao país. O comando militar no Afeganistão deseja receber 40 mil soldados adicionais.
O Afeganistão é cenário de uma sangrenta insurreição dos talibãs, apesar da presença de 100 mil soldados estrangeiros, 68 mil deles americanos. O ano de 2009 é o mais violento desde a queda do regime talibã em 2001, tanto no que diz respeito a vítimas civis como a militares afegãos e estrangeiros. Em 2008, 295 soldados estrangeiros morreram no Afeganistão.