Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ahmadinejad deixa o Irã rumo à África e à América Latina

TEERÃ - O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, iniciou neste domingo uma viagem que o levará a vários países da África e da América Latina, entre eles o Brasil, anunciou a agência Irna.

Ahmadinejad fará uma escala na Gâmbia antes de seguir para o Brasil, a Bolívia, a Venezuela e o Senegal.

"Países como o Irã, o Brasil, a Venezuela, a Bolívia, a Gâmbia e o Senegal têm a capacidade de instaurar uma nova ordem política no mundo", declarou o presidente iraniano pouco antes de sair de Teerã.

"Juntos, Brasil, Venezuela e Bolívia formam uma grande potência política, econômica, comercial e cultural", avaliou o dirigente. "O Irã e o Brasil têm uma visão comum da situação no mundo, e estão determinados em desenvolver sua cooperação", acrescentou.

O Brasil e a Venezuela apoiam o polêmico programa nuclear do Irã, objeto de cinco resoluções e de sanções do Conselho de Segurança da ONU.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu recentemente seu colega israelense Shimon Peres, defende o direito do Irã à energia nuclear pacífica. Em entrevista concedida à AFP em setembro passado, ele se declarou categoricamente oposto a novas sanções contra Teerã.

O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a reeleição de Ahmadinejad, contestada com violência pela oposição.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, maior aliado de Ahmadinejad na América Latina, já expressou diversas vezes seu apoio ao programa nuclear iraniano.