Vinte e três talibãs morreram em enfrentamentos com as forças de segurança afegãs e internacionais em diversas partes do Afeganistão, informaram neste sábado a polícia e a Otan.
Os combates mais sangrentos aconteceram no distrito de Zahri, na província de Kandahar, um feudo talibã do sul do país, onde 19 rebeldes islâmicos morreram em duas operações distintas, declarou o oficial de polícia de Kandahar Fazal Ahmad Shirzad.
Quatro talibãs morreram sexta-feira no distrito de Manogai, da província de Kunar, no leste do país, anunciou a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan.
"Talibãs atacaram uma patrulha da Isaf, e quatro deles morreram durante a ação. Não houve vítimas entre os soldados", disse Sabawon Hotak, intérprete da Isaf na região. O presidente Hamid Karzai, empossado quinta-feira para um novo mandato de cinco anos, prometeu restaurar a paz no Afeganistão, e expressou o desejo de que as forças de segurança afegãs assumam o controle da segurança no país antes do fim de sua presidência.