WASHINGTON - O influente congressista democrata americano Eliot Engel afirmou nesta sexta-feira (20) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comete um "sério erro" ao receber o líder iraniano Mahmud Ahmadinejad em Brasília.
"O presidente Lula comete um sério erro ao receber o presidente iraniano" na próxima segunda-feira, advertiu Engel, presidente da subcomissão para América Latina da Câmara de Representantes.
Lula "não deveria legitimar Ahmadinejad recebendo-o no Brasil", destacou Engel. O legislador democrata disse que este tipo de reunião "não é o caminho" para que o Brasil cumpra seu desejo de ser "um líder mundial".
O porta-voz do departamento americano de Estado Robert Wood evitou hoje comentar a visita de Ahmadinejad ao Brasil, alegando que é um assunto bilateral, mas estimou que a decisão do governo brasileiro deve "elevar as preocupações" dos Estados Unidos.
Washington acusa o Irã de tentar obter uma bomba atômica, enquanto Teerã afirma que desenvolve um programa nuclear com fins exclusivamente civis.
Lula rebate as críticas à visita de Ahmadinejad afirmando que busca fomentar um diálogo para contribuir com a paz no Oriente Médio, e oferece o Brasil como um interlocutor para a região.