O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prestou homenagem à coragem dos blogueiros cubanos e pediu ao governo de Raul Castro que permita um acesso ilimitado à internet e à informação.
Obama respondeu, assim, a um questionário que lhe foi enviado nesta quinta-feira (19/11) por uma das mais famosas blogueiras cubana, Yoani Sanchez, que já recebeu inúmeros prêmios na Europa e nos EUA.
Segundo o presidente americano, o estabelecimento de uma relação mais normal com o governo cubano demanda uma ação de Havana em favor dos direitos e liberdades.
Obama pediu ao governo de Cuba que permita a seu povo beneficiar-se de um acesso ilimitado à internet e à informação, segundo o texto autenticado pela missão diplomática americana em Havana.
"Seu blog oferece ao mundo uma janela aberta sobre a realidade cotidiana em Cuba. Ele é revelador de que a internet permitiu a você e a outros corajosos blogueiros se manifestarem livremente e parabenizo estes esforços..." escreveu Barack Obama à Sanchez no .
Ele disse esperar o dia em que todos os cubanos poderão se expressar livremente em público, sem medo nem represálias.
Muito crÃtica ao sistema cubano, Sanchez, 34 anos, se tornou a figura emblemática dos blogueiros cubanos que ainda são poucos na ilha comunista em razão, principalmente, das restrições de acesso à internet.
Ela afirmou recentemente ter sido detida brevemente com dois amigos por agentes à paisana da polÃcia quando participava de uma manifestação pacÃfica contra a violência no mundo.