Madri - O presidente israelense e Prêmio Nobel da Paz, Shimon Peres, não acredita que o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, tenha futuro, afirmou em entrevista publicada neste domingo pelo jornal espanhol La Vanguardia.
"Claro que aqui falamos muito sobre o Irã, mas eu não acredito que seu presidente tenha futuro", declarou Peres ao La Vanguardia durante a visita oficial que acaba de fazer ao Brasil.
"Não basta gastar nesta zona e em outros lugares centenas de milhões para comprar influência, lugares e pessoas", acrescentou.
"É preciso ter uma mensagem positiva para seu povo e para o mundo. É um presidente que exige a destruição de outro país, nega o Holocausto, apesar dos milhares de pessoas que vivem em Israel com o número nazista em seu braço", acrescentou o presidente israelense.
"O Irã destrói o Líbano, apoiando o Hezbollah, dividindo o país. Arma o Hamas em Gaza, tentando destruir seu governo, a Autoridade Nacional Palestina, do presidente (Mahmud) Abbas", acrescentou.
Shimon Peres partirá domingo do Brasil para continuar seu giro na Argentina.
Trata-se da primeira visita oficial de um presidente israelense ao Brasil em 43 anos. Esta viagem está destinada a contrabalancear a influência do Irã na região, duas semanas antes da chegada a Brasília de Ahmadinejad.
O presidente iraniano, que pediu para apagar Israel do mapa, prevê chegar ao Brasil em 23 de novembro.