Cidade do Vaticano - O Papa Bento XVI cumprimentou neste domingo da Praça São Pedro os "fiéis vindos da Colômbia" que participam da Caravana Motorizada Internacional pela Liberdade dos Reféns em todo o mundo e, em particular, nesse país sul-americano.
"Saúdo os peregrinos de língua espanhola que participam nesta oração, em particular, os fiéis provenientes da Colômbia, e aos que se juntaram a eles", lançou o Papa de sua janela do Palácio Apostólico ao término da tradicional oração do Ângelus de domingo.
A saudação do Papa foi interrompida pelo barulho dos motores das motos, a maioria de grande cilindrada, que luziam bandeiras colombianas.
No momento em que o pontífice pronunciou a saudação, a Caravana soltou na imensa praça São Pedro centenas de pombas brancas para pedir a libertação dos reféns de sequestradores em todo o mundo.
A Caravana será recebida no Vaticano quarta-feira pelo Papa Bento XVI.
Além da Colômbia, onde se calcula estão retidas mais de 3.000 pessoas, há reféns em El Salvador, Guatemala, México, Venezuela, Iraque, Irã, Afeganistão e Chechênia.
A Caravana pede também a liberação do soldado israelense Gilad Shalit e dos 36 sequestrados por piratas somalis na Espanha.