Jerusalém - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, propôs semana passada ao premier israelense, Benjamin Netanyahu, que participe da conferência internacional de paz organizada em Paris com os principais atores do Oriente Médio, indicou neste domingo o jornal Haaretz.
Segundo o jornal, durante uma entrevista quarta-feira passada no Elysée, Sarkozy convidou Netanyahu a reativar o processo de paz no Oriente Médio reunindo-se com presidentes sírio e palestino, Bachar al Assad e Mahmud Abas, dentro de uma conferência internacional organizada em Paris.
Esta conferência, destacou o Haaretz, deve reunir também o rei da Jordânia, Abdullah II, o presidente egípio Hosni Mubarak, o presidente libanês, Michel Suleiman, assim como representantes do Quarteto (EUA, UE, Rússia, ONU).
Neste contexto de aceleração dos contatos da França com os atores da região, o chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner, viajará terça e quarta-feira à Cisjordânia e Israel, mas não a Gaza, para tentar convencer Abbas de que siga presidindo a Autoridade Palestina e os dirigentes israelenses de que voltem ao caminho da paz.
Ainda segundo o Haaretz, quinta-feira Sarkozy ligou para o presidente Abbas para propor-lhe participar na conferência de paz em Paris e também falou da questão quando Al Assad esteve em Paris sexta-feira passada.
Nem Netanyahu nem Abbas rejeitaram a proposta francesa, segundo o Haaretz.