Vários dissidentes chineses foram detidos nas vésperas da visita oficial à China do presidente americano Barack Obama, afirmaram neste sábado (14/11) pessoas próximas aos presos.
[SAIBAMAIS]O presidente americano chega domingo a Xangai antes de viajar a Pequim para uma visita de quatro dias durante a qual diversas associações lhe pediram que destaque a questão dos direitos humanos.
Zhao Lianhai, responsável de uma rede de defesa de pais de crianças vítimas de leite contaminado com melamina - escândalo de segurança alimentar revelado em setembro de 2008 - foi detido, segundo sua esposa.
Segundo a associação Human Rights na China, Zhao foi detido sexta-feira por policiais que revistaram seu apartamento e confiscaram seu computador, uma agenda de endereços e uma máquina fotográfica.
Quando Zhao Lianhai se negou a entregar seus objetos, os policiais o acusaram de ter "provocado um incidente", de acordo com esta associação.
A polícia de Pequim se negou a fazer comentários.
Por outro lado, outro dissidente, Qi Zhiyong, que perdeu uma perna na repressão do movimento democrático de 1989, afirmou ter sido detido ao tentar organizar um seminário sobre direitos humanos, em 9 de novembro, em um parque da capital chinesa.
Qi indicou que outros dois dissidentes, Li Jinping e Yang Qiuyu, também foram detidos pelas autoridades.
O novo governo americano optou por um enfoque muito menos agressivo sobre os direitos humanos em benefício de uma relação positiva, completa e fundada sobre a cooperação.