Os Estados Unidos advertiram a Coreia do Norte contra a tentação de uma "escalada" no conflito, depois de um incidente naval protagonizado nesta terça-feira entre as duas Coreias, num limite marítimo sensível do Mar Amarelo.
[SAIBAMAIS]"Esperamos dos norte-coreanos o fim das ações no Mar Amarelo que possam ser vistas como uma escalada", disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, durante o voo do presidente Barack Obama ao Texas.
O incidente que, segundo as autoridades da Coreia do Sul, deixou em chamas um navio norte-coreano, aconteceu quase uma semana antes de uma visita de Obama a Seul, como parte de uma viagem pela Ásia, durante a qual as relações com Pyongyang serão tema dominante.
O incidente, no qual um barco de patrulha norte-coreano foi gravemente danificado, aconteceu depois que este entrou em águas territoriais do Sul, ignorando os disparos de advertência, segundo a versão do Estado-Maior sul-coreano.
O canal sul-coreano YTN, citando fontes militares, informou que o barco norte-coreano atravessou a fronteira quando perseguia um pesqueiro chinês que operava na região.