ASSUNÇÃO - O presidente Fernando Lugo destituiu o máximo chefe do Exército no Paraguai, o contra-almirante Cíbar Benítez, informou uma fonte do governo nesta sexta-feira (6/11), em Assunção.
[SAIBAMAIS]Um comunicado oficial informou que Benítez será substituído pelo ex-comandante do Exército, general Juan Oscar Velázquez, considerado um homem de plena confiança do chefe de Estado.
Na quarta-feira passada, Lugo já havia destituído comandantes do Exército, Marinha e Força Aérea do Paraguai, em uma inesperada decisão divulgada em nota oficial. Lugo substituiu o então chefe do Exército, general Velázquez, pelo general Bartolomé Pineda, o contra-almirante Claudelino Recalde pelo contra-almirante Egberto Orué, na Marinha, e nomeou para liderar a Força Aérea o general Hugo Aranda, no lugar do general Darío Dávalos. Bénitez havia sido mantido no cargo na ocasião.
Lugo advertiu para a presença de "bolsões golpistas" nas Forças Armadas, que mantêm reuniões com políticos da oposição, mas descartou "qualquer risco de golpe de Estado, ao menos promovido pelos militares".
A inesperada destituição da cúpula militar do Paraguai por parte do presidente foi uma resposta a seus opositores, que ameaçavam derrubá-lo, como aconteceu com Manuel Zelaya em Honduras, segundo analistas.