WASHINGTON - O autor dos disparos em uma base militar do Exército no Texas está internado em estado "estável" em um hospital, revelou na quinta-feira (5/11) o comandante de Fort Hood, desmentindo informações preliminares sobre o incidente.
[SAIBAMAIS]"A investigação está em curso, mas as primeiras informações indicam que havia apenas um atirador, que foi baleado várias vezes e não morreu, como tínhamos anunciado previamente. Está internado e seu estado é estável", disse o general Bob Cone. O incidente deixou 12 mortos e 31 feridos, destacou o oficial.
O general Cone confirmou que o atirador é um oficial do Exército, "o comandante Hasan". Segundo a senadora texana Kay Bailey Hutchison, o atirador é o major e psiquiatra Nidal Malik Hasan, que seria enviado em breve ao Iraque. Um primo de Malik Hasan revelou à imprensa que o oficial se sentia assediado por seus companheiros de farda. Segundo o Washington Post, Hasan nasceu nos Estados Unidos em uma família de origem palestina.
O general Cone não rejeitou por completo a hipótese de ato terrorista, mas destacou que "os elementos até o momento não apontam nesta direção".
Informações precedentes de oficiais do Fort Hood assinalavam a morte do atirador e a prisão de um segundo envolvido no ataque, o que foi desmentido pelo general Cone.
Testemunhas afirmam que Hasan abriu fogo em um local onde vários soldados eram submetidos a exames médicos antes de sua partida para Iraque ou Afeganistão.
Situada no coração do Texas, 100 km ao norte da capital Austin, Fort Hood é a maior base do Exército americano, com cerca de 880 km2 e mais de 40 mil militares.