O presidente americano, Barack Obama, prometeu nesta quinta-feira aos chefes de tribos indígenas reunidos em Washington que dará aos índios oportunidades iguais de realizar o "sonho americano".
[SAIBAMAIS]Em uma conferência que reuniu a maior quantidade de chefes indígenas e que foi classificada pelo presidente de "histórica", Obama observou que poucos grupos haviam "sido mais marginalizados e por tanto tempo ignorados por Washington como os 'Native Americans'", como são chamadas as populações indígenas do país.
"Sei que talvez estejam éticos e duvidem que desta vez será diferente, e têm esse direito" de fazê-lo, disse Obama, falando para os chefes das 564 tribos reconhecidas pelo governo.
"Quero que saibam que estou absolutamente decidido a cumprir com o compromisso de construir com vocês um futuro novo e melhor", acrescentou.
"É o compromisso de restaurar a relação (entre o governo e as tribos) para que sejam parceiros por inteiro na economia americana, e para que seus filhos e netos tenham as mesmas chances quando quiserem realizar o sonho americano", destacou Obama.