MOSCOU - A Rússia afirmou nesta quinta-feira (5/11) que é favorável à proposta dos Estados Unidos para substituir o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START), ao informar que poderia permitir a conclusão de um acordo antes da expiração do tratado no próximo mês, segundo o Ministério de Relações Exteriores russo.
A última proposta americana para substituir o tratado, assinado em 1991, é "construtiva", disse o porta-voz do ministério, Andrei Nesterenko.
"Esperamos que a proposta construtiva que o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, James Jones, apresentou na semana passada em Moscou, nos permitirá mostrar nossas posições e chegar a um documento equilibrado", disse Nesterenko para a agência de notícias russa Interfax.
O START expira em 5 de dezembro e a oitava rodada de negociações de alta prioridade entre russos e americanos para a sua substituição começará na próxima segunda-feira, em Genebra.
"Esperamos que esta seja a última rodada e que, até 5 de dezembro, possamos concluir um novo acordo", afirmou Nesterenko, acrescentando, porém, que ainda existem algumas divergências.