Jornal Correio Braziliense

Mundo

Negociação sobre mudança climática suspensa por objeções da África

BARCELONA - A negociação de Barcelona sobre mudança climática se viu suspensa nesta terça-feira quando os países da África, apoiados pela Bolívia e a Venezuela, ameaçaram se retirar caso os países ricos não anunciem importantes reduções de suas emissões de gases poluentes.

As conversações foram suspensas em um dos grupos de trabalho que negociam atualmente, em Barcelona, o que discute o futuro do Protocolo de Kyoto.

Os 53 países da União Africana, aos quais se somaram a Bolívia e a Venezuela, esperam que os países ricos se comprometam com uma redução de 40% de suas emissões de gases de efeito estufa até 2020 em relação aos níveis de 1990.

As negociações de Barcelona acontecem com dois grupos paralelos: um para os países que ratificaram o protocolo de Kyoto (EUA é o único país industrializado que não assinou) e o outro para os 192 países firmantes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (CMNUCC), que inclui os Estados Unidos.

Este segundo grupo prosseguia com seus trabalhos em Barcelona durante a suspensão das negociações do primeiro.

A reunião de Barcelona, que começou na véspera, é a última preparatória antes da conferência da ONU em Copenhague, de 7 a 18 de dezembro.