CABUL - Os talibãs chamaram nesta terça-feira (3/11) Hamid Karzai de "presidente marionete", depois que este foi declarado vencedor da eleição presidencial afegã, e afirmaram que a decisão de anular o segundo turno do processo foi tomada pelas potências ocidentais.
"A anulação do segundo turno da eleição demonstrou que as decisões a respeito do Afeganistão são elaboradas em Washington e Londres antes de ser anunciadas em Cabul", afirma um comunicado dos talibãs divulgados na internet em nome do "Emirado Islâmico no Afeganistão".
"É surpreendente que aqueles que há duas semanas afirmavam que a marionete Hamid Karzai estava envolvido em fraudes em massa e inaceitáveis, agora o elegeram presidente com base nos mesmos votos fraudulentos e que tenham chegado de imediato mensagens de Washington e Londres com felicitações", completa a nota dos talibãs.
A comissão eleitoral proclamou na segunda-feira a reeleição de Karzai como chefe de Estado, com a anulação do segundo turno presidencial, que aconteceria no próximo sábado, em consequência da desistência de seu adversário, o ex-chanceler Abdullah Abdullah.