A Comissão Eleitoral Independente (CEI) informou que haverá um segundo turno nas eleições presidenciais mesmo depois que o candidato da oposição, Abdullah Abdullah, anunciar neste domingo que se retirava da disputa.
"Devemos respeitar a lei, e a lei é clara. Haverá um segundo turno. A lei estipula que se nenhum candidato obtiver 50% dos votos mais um (no primeiro turno) deve haver um segundo turno entre os dois primeiros candidatos", declarou Daud Ali Najafi, um dos membros da Comissão Eleitora. Independente (CEI), encarregada de organizar a eleição e de proclamar seu resultado.[SAIBAMAIS]
O atual presidente, Hamid Karzai, e Abdullah Abdullah chegaram, respectivamente, em primeiro lugar (49,67% dos vostos) e segundo (30,59%) no primeiro turno de 20 de agosto passado.
Abdullah anunciou neste domingo que se retirava da disputa por causa do risco de novas fraudes.
"O prazo para se retirar está ultrapassado. A Comissão havia instaurado um prazo para isso, que agora terminou. Portanto, a Comissão está decidida a realizar o segundo turno, que acontecerá como previsto", acrescentou Najafi.