MOSCOU - Rússia e Estados Unidos querem chegar a um acordo sobre o tratado chave de desarmamento (START) antes do presidente americano, Barack Obama, receber o prêmio Nobel da Paz em 10 de dezembro, segundo a imprensa russa.
Uma fonte do Kremlim, citada pelo jornal Kommersant, destacou que o governo Obama quer assinar um acordo para substituir o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START) antes da cerimônia de entrega do Nobel, o que não tem a oposição de Moscou.
"Em 10 de dezembro acontecerá a cerimônia de entrega dos prêmios Nobel. Nosso interlocutor quer que o documento seja assinado antes da entrega do Prêmio Nobel da Paz a Barack Obama", afirma o jornal. "Não somos contrários a isto", completou a fonte.
Delegações russa e americana mantêm negociações para elaborar um novo tratado que substitua o START, que data de 1991, para uma drástica redução dos arsenais nucleares dos dois países, antes da expiração em 5 de dezembro. Um acordo sobre o START pode significar um grande êxito na política estrangeira de Obama e estimular sua visão de um mundo sem armas atômicas.