LAHORE - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou nesta quinta-feira (29/10) a Lahore, no segundo dia de uma visita ao Paquistão marcada pelo sangrento atentado de quarta-feira em Peshawar, que deixou pelo menos 105 mortos.
A chefe da diplomacia americana deve visitar vários locais históricos e religiosos, além de se reunir com líderes políticos da região de Punjab e participar em encontros com estudantes e empresários antes de retornar a Islamabad.
"Não estou aqui apenas para fazer diplomacia oficial, mas também para responder as perguntas que preocupam as pessoas no Paquistão", afirmou Hillary à imprensa local. "Espero que seja o começo de uma nova página em nossas relações", completou.
Washington deseja ampliar a relação bilateral que muitos paquistaneses consideram negativa por por se limitar à cooperação militar contra os talibãs e a Al-Qaeda.
Para mudar a situação, ela anunciou na quarta-feira uma ajuda de 85 milhões de dólares a um fundo público paquistanês de luta contra a pobreza. Washington também prometeu uma ajuda de US$ 125 milhões para a rede elétrica paquistanesa.