O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, e seu colega americano, Barack Obama, aprovaram os resultados das discussões em Viena sobre o programa nuclear iraniano, anunciou o Kremlin na noite deste sábado.
"Em conversa telefônica por iniciativa da parte americana, os dois chefes de Estado avaliaram positivamente os resultados das discussões de especialistas russos, americanos, franceses e iranianos em Viena", escreveu o Kremlin em comunicado.
[SAIBAMAIS]"Barack Obama destacou o papel decisivo da Rússia na obtenção de um resultado positivo. Dmitri Medvedev, por sua vez, ressaltou a importância da declaração dos Estados Unidos referente à troca de urânio por combustível para fins de pesquisa", acrescentou.
A Rússia, os Estados Unidos e a França aprovaram oficialmente o projeto da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de enriquecer no exterior a maior parte do urânio iraniano.
O Irã anunciou que dará sua resposta na próxima semana.
O projeto prevê a transferência à Rússia de cerca de 1.200 kg de urânio até o fim deste ano, para enriquecê-lo em 19,75%. A França, um dos raros países a dominar este procedimento, interviria em seguida para transformar este urânio em "corações nucleares", o combustível necessário para a manutenção, no fim de 2010, do funcionamento de um reator de pesquisa de Teerã.