TEERÃ - O porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA), Ali Shirzadian, negou nesta quinta-feira (22/10) qualquer tipo de contato com Israel sobre a questão nuclear, em declarações publicadas pelo site da televisão estatal.
"Esta mentira é um ato de propaganda que pretende comprometer o êxito da diplomacia iraniana nas reuniões de Genebra e Viena", afirmou Shirzadian, em referência aos encontros que o Irã realiza com as potências mundiais para tentar apaziguar as tensões provocadas por seu programa nuclear.
A porta-voz da Comissão de Energia Atômica de Israel, Yael Doron, afirmou mais cedo que uma representante da comissão se reuniu várias vezes em setembro com um importante funcionário do governo iraniano para abordar a questão nuclear no Oriente Médio.
"Aconteceram reuniões entre uma representante de nossa comissão e um funcionário iraniano, em um marco regional", declarou Doron. "Os encontros aconteceram a portas fechadas e não deveriam ter sido divulgados, mas a Austrália, que organizou os mesmos, considerou adequado fazê-lo", completou, se recusando a revelar mais detalhes.
As supostas discussões bilaterais não têm precedentes desde a revolução islâmica de 1979. O Irã não reconhece Israel, que por sua parte considera a República Islâmica uma grande ameaça.