VARSÓVIA - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, rebateu as opiniões de que Washington teria sacrificado os países da Europa Central para melhorar as relações com a Rússia, em uma entrevista publicada nesta quarta-feira (21/10) pelo jornal polonês Rzeczpospolita.
"Não temos nenhum acordo com a Rússia em detrimento da Europa Central", declarou Biden, que iniciou nesta quarta-feira na Polônia uma viagem pela região, onde os aliados de Washington criticaram o abandono pelo governo de Barack Obama de um projeto de escudo antimíssil da administração de George W. Bush. Varsóvia e Praga, que consideram ter assumido um risco em relação a Rússia ao aceitar o projeto, manifestam agora inquietações.
"Eu disse claramente que nossas gestões para melhorar as relações com a Rússia não serão feitas em detrimento da Europa Central", insistiu Biden na entrevista. "Apreciamos muito a cooperação com nossos aliados no âmbito da defesa antimíssil, sobretudo nossa cooperação com Polônia e República Tcheca. Contamos com esta cooperação para projetos futuros", completou o vice americano.
Em 17 de setembro, o presidente Barack Obama anunciou um "novo enfoque" no projeto americano de defesa antimíssil na Europa Central, depois de reavaliar a ameaça balística iraniana.